domingo, 5 de julho de 2009

Postos de Atendimento Odontológico Interditados


Aconteceu o inevitável! Após denúncia, os postos de atendimento odontológico do Bairro da Glória e do CAIC foram interditados pela Vigilância Sanitária Estadual/JF, no dia 22 de junho de 2009.
Os consultórios odontológicos dos dois postos foram encontrados pelos fiscais em condições catastróficas, tanto para a saúde do paciente, quanto para a saúde dos profissionais, como se vê nas imagens deste blog. Além de mofo em grande quantidade, danos estruturais, como uma placa do teto rachada, paredes não azulejadas, “maquiadas” com papel contact, falta de isolamento acústico para o compressor, falta crônica de material de consumo, entre outros problemas, ou seja, total falta de conformidade com as normas da ANVISA.
Deste modo, todo o atendimento odontológico passará a ser centralizado na Policlínica Municipal, com ressalvas, já que mesmo ali deverão ser feitas alterações, tais como melhorias nos sugadores das cadeiras e remoção de uma estufa com defeito e de um aparelho de raios X sem uso por falta de certificação.
Essa situação caótica já vem sendo denunciada há anos pela Equipe de Saúde Bucal junto à Coordenação do Serviço e à Secretaria de Saúde e inclusive já foi dada ciência ao Conselho Municipal de Saúde em 22/07/2008, tendo culminado recentemente na greve do setor. Os funcionários, visando não interromper os serviços prestados à população, mantiveram o atendimento enquanto foi possível. Só se optou pela manutenção mínima do atendimento após o fracasso das negociações com a Administração Municipal, na figura do Sr. Ricardo Boza e a inércia do Poder Executivo Municipal em manter aberta uma linha de diálogo.
Agora, com a interdição dos postos pela Vigilância Sanitária, fica provado mais uma vez o descaso dos Administradores Municipais para com a saúde de sua população e de seus funcionários. Temos um Coordenador da Saúde Bucal, que mesmo tendo formação de Odontólogo, permite que a situação dos postos de atendimento dentário chegue a tal ponto de caos, um Secretário de Saúde que não comparece a uma Audiência Pública de Saúde sem explicações convincentes, mas que no dia seguinte vai para a rádio com toda uma equipe de trabalho e um Prefeito ex-sindicalista que não negocia com seus trabalhadores. A Saúde do Município está cada vez mais doente!
Deixe seu comentário. Fique a vontade para criticar, apoiar ou dar sua opinião. Este é um espaço absolutamente democrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário