segunda-feira, 6 de julho de 2009

Apoio do Conselho Regional de Odontologia

Aconteceu no último dia 25 de junho, na Câmara Municipal, reunião entre os representantes dos órgãos de classe odontológicos, Dr. Luiz Carlos Torres Martins, Secretário Geral do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CROMG) e Presidente da Associação Brasileira de Odontologia – MG (ABO/MG), Dr. Sérgio Casarim, Delegado Regional do CROMG – Regional Juiz de Fora, Dr. Ricardo Werneck, Presidente do Sindicato dos Odontologistas – Juiz de Fora e as autoridades do município, os vereadores Sandra Cabral, Cláudio Almeida, Flávio Faria e Labenert, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sr. Joaquim Fernando e o representante da ABO/Santos Dumont, Dr. Luiz Fernando Berg Martins.
Foram notadas mais uma vez as ausências do Prefeito Municipal, Sr. Evandro Neri, do Secretário de Saúde, Sr. José Francisco Dias, do Secretário de Administração do Município, Sr. Ricardo Boza, do Administrador da Policlínica e dos Postos de Saúde, Sr. Roberto Lindinalvo, e do Coordenador do Serviço de Saúde Bucal do Município, Dr. Almir José Toledo, que não enviaram qualquer justificativa à Câmara Municipal ou ao Sindicato dos Professores, Servidores e Funcionários Públicos de Santos Dumont.
Em tal evento, foram mais uma vez discutidos e apresentados os problemas enfrentados pela saúde bucal do município, que culminaram com a greve dos funcionários do serviço e com a interdição dos postos de atendimento odontológico do CAIC e do Bairro da Glória pela Vigilância Sanitária Estadual.
O Dr. Luiz Carlos, o Dr. Sérgio e o Dr. Ricardo expressaram o total apoio do CROMG e do Sindicato dos Odontologistas à Equipe de Saúde Bucal em greve, colocando-se à disposição para quaisquer orientações jurídicas necessárias. Segundo eles, é uma pena que a cidade de Santos Dumont, Terra do Pai da Aviação, com uma história de tamanha relevância e honradez, conte com uma situação de descaso tão extremo com a saúde bucal e com a saúde como um todo. Ainda segundo eles, os Cirurgiões Dentistas tiveram um comportamento ético e compromissado com a defesa do bom exercício da Odontologia, merecendo todo o apoio dos órgãos por eles representados e pela população da cidade. É direito e dever dos profissionais inscritos no CROMG, garantido pelo Código de Ética Odontológica, recusar-se a exercer a profissão em âmbito público ou privado onde as condições de trabalho não sejam dignas, seguras e salubres.
Os vereadores Sandra Cabral, Cláudio Almeida e Flávio Faria se mostraram envergonhados e indignados com a insistente ausência e omissão dos responsáveis pela saúde do município, que mais uma vez, se recusaram ao diálogo. Enquanto isso, o vereador Labernert se propôs a tentar fazer a intermediação entre o Sindicato dos Funcionários Públicos de Santos Dumont, a comissão de negociação dos grevistas e o Poder Executivo.
O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sr. Joaquim Fernando também manifestou seu apoio ao movimento, destacando que todos os problemas citados já foram apresentados ao Conselho há cerca de um ano e o mesmo vem cobrando soluções desde então, não sendo atendido.
É lamentável a situação em que se encontra a saúde do Município, é ainda mais lamentável o descaso com que o assunto vem sendo tratado pelas autoridades (in?)competentes. Temos o caos completo na saúde bucal, temos problemas com as ambulâncias e carros do PSF, temos problemas na marcação de consultas e exames. E o pior é que quando as devidas autoridades são interpeladas, parecem viver em outro país ou em outro planeta, já que a frase mais ouvida é que “avanços foram feitos”. Até quando a população vai ter que conviver e aceitar a confusão, o “saco de gatos” que virou a saúde pública municipal? Parece que se esqueceu que é obrigação do servidor público eleito e do servidor que recebeu o famigerado “cargo de confiança” receber e acatar os anseios da população. Não é favor algum prestar um serviço de boa qualidade. A saúde é um direito de todos e um dever do Estado, como reza o artigo 196 da Constituição Federal do Brasil de 1988. Basta acatar a lei.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa do blog. Que bom seria se todos os setores da administração pública municipal tivessem a mesma iniciativa, mostrando seus problemas e soluções!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos grevistas. Queremos que saibam que estamos com voces pois sabemos que só querem nosso bem maior que é a saude da população, pena que os gestores não querem isto só pensam em lucro e parece que serviços publicos não visam lucros não é ou estamos enganados? Ah já sei ouvi dizer que eles não gastam pra sobrar para .......

    ResponderExcluir